28 março 2011

Libras -Linguagem Brasileira de Sinais

LIBRAS - LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como língua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como Segunda língua para os surdos.

Os estudos em indivíduos surdos demonstram que a Língua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, que esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas. A Língua de Sinais apresenta, por ser uma língua, um período crítico precoce para sua aquisição, considerando-se que a forma de comunicação natural é aquela para o qual o sujeito está mais bem preparado, levando-se em conta a noção de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisição na tenra idade.

extraido de www.feneis.com.br


Sites que orientam:

www.acessobrasil.org.br/libras/

www.libras.org.br/

Site que contém apostila: http://pt.scribd.com/doc/6720591/Evangelico-Apostila-de-Libras-lingua-Dos-Surdos-Com-Sinais-Biblicos-e-Orientacao-Para-Mini




O Brasil tem o grande desafio da inclusão. A sociedade precisa movimentar-se para a inclusão tanto na educação como na vida social.

O que temos feito??!! Mãos a obra caros professores, vamos nos capacitar!

abços

Rosangela

6 comentários:

  1. eu amo libras tenho um amigo que é surdo e ele me ensinou em um dia muita coisa em libras.Mas eu gostaria de saber onde tem um curso de libras pra eu ficar fera ,queria um curso na cidade de sao jose do rio preto sp porfavor me ajudem pode ter certeza eu vou me dedicar bastante :)

    ResponderExcluir
  2. eeu tbm adoro libras é uma cisa novo e importante , tbm qeria MUITOOO saber aonde tter um curso , esttou fazendo um trabalho de ed.fisica e presciso fikar fera nisso , kk,

    ResponderExcluir
  3. eeu tbm adoro libras é uma cisa novo e importante , tbm qeria MUITOOO saber aonde tter um curso , esttou fazendo um trabalho de ed.fisica e presciso fikar fera nisso , kk,

    ResponderExcluir
  4. Eu estou aprendendo agora libras antes eu ficava muito bobalhada quando um vejo uma pessoa surda por que eu não sabia falar libras agora eu sei agora to tranguila beijos pra todos os surdos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto da libra eu tenho uma irma surda

    ResponderExcluir
  6. Língua linda..é libras..😍😍😍😍

    ResponderExcluir